domingo, 29 de julho de 2012

CENTRO DE DADOS DA POLÍCIA CIVIL DE SÃO PAULO

Goldman inaugura Centro de Dados da Polícia Civil

Centro de Processamento de Dados evitará paralisação dos sistemas, beneficiando policiais e população.
O governador Alberto Goldman inaugurou nesta quarta-feira, 2, o Centro de Processamento de Dados da Polícia Civil (Data Center) no Departamento de Inteligência da Polícia Civil (Dipol), no centro da Capital. Participaram da inauguração o secretário da Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto, o delegado geral de Polícia, Domingos Paulo Neto, e o diretor do Dipol, Edemur Ercílio Luchiari.

O local abriga sistemas usados pela Polícia Civil, como o Sistema de Informações Criminais (Infocrim); o Registro Digital de Ocorrências (RDO); o Banco de Dados Criminais (Phoenix); o Sistema Alpha de Digitalização de Impressões Digitais; e o Suporte a Investigações Ômega e o Sistema de Interceptação Autorizada (Guardião). "Quando tudo estiver funcionando, acreditamos até o final do ano, começo do ano que vem, nós teremos já um atendimento melhor para o público também", afirmou o governador.

Foram investidos quase R$ 9 milhões na adequação da infraestrutura do local. Dotado de instalações modernas, o novo Centro de Processamento de Dados tem ar condicionado, sistema de detecção de fumaça e calor, e sala-cofre à prova d'água e de choque certificada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Além disso, para ter acesso ao centro é necessária identificação datiloscópica - processo de identificação humana por impressões digitais.

Concebido dentro dos altos padrões tecnológicos, o novo Data Center vai melhorar não só o trabalho da Polícia Civil, mas também o atendimento à população. Para evitar a paralisação dos sistemas policiais, o ambiente virtual de circulação de dados foi totalmente adequado: sua capacidade de processamento foi expandida e planejada dentro de modernos moldes tecnológicos, equivalentes a, pelo menos, dez anos de armazenamento de dados.

Vários sistemas, como o Phoenix e alguns administrativos, já funcionam no novo centro. Para não provocar a paralisação dos sistemas, os demais migrarão de forma gradativa. Os sistemas com maiores necessidades operacionais trabalharão de forma redundante, o que vai garantir maior eficiência e segurança no cruzamento de informações. Alguns deles funcionarão, paralelamente, no Data Center e na Companhia de Processamento de Dados de São Paulo (Prodesp). Com a redundância do funcionamento, não será preciso aumentar a capacidade dos servidores. Isso significa que os sistemas terão mais segurança, o que evitará eventuais panes.

Data Center permitirá a implantação de uma solução integrada de serviços, proporcionando uma rede de comunicação especializada às necessidades da Polícia Civil. No âmbito estadual, permitirá o acesso ao sistema de comunicação da rede estadual (Intragov), e da rede mundial de computadores (Internet), ferramentas fundamentais para a investigação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário